20 mar 2017
exemplo educar filhos

Como ser um bom exemplo para as crianças

Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida.

As crianças pequenas copiam e repetem frases, gestos, brincadeiras e condutas sem parar. É sua maneira de aprender. Absorvem e imitam tudo o que veem e ouvem, e qualquer um pode se tornar um modelo a seguir. Por isso os pais devem se preocupar muito que seus filhos tenham um exemplo e modelo adequado em qualquer ambiente onde estejam e nas suas relações sociais.

 “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”

Não adianta um pai dizer ao filho que ele não deve mentir, porque mentir é feio, e quando o telefone tocar em casa, pedir para dizer que ele não está. A criança pode ouvir que é muito ruim o desperdício, mas se ela vê os pais desperdiçando comida, ou deixando o chuveiro ligado durante muito tempo, ela  aprende o contrário pela assimilação do exemplo.

O convite trazido por esse artigo nos conta de algo sutil, precioso, poderoso, verdadeiro e profundo. É o convite para seguirmos melhorando como pessoas, como pais, como indivíduos.

Quando nos ligamos na questão da saúde, nos bons hábitos, naturalmente nossos filhos conhecem essa realidade e entram em contato com ela. Mais cedo ou mais tarde esse passa a ser seu caminho natural. Quando tratamos bem as pessoas próximas, conhecidas e desconhecidas é assim que nossos filhos recebem também a importante informação de que é assim que as pessoas devem ser tratadas.

Maria Montessori escreveu 19 mandamentos para a educação dos nossos filhos. Confira aqui!