13 mar 2017
sujeira prevenir doença allegro

Como o contato com a “sujeira” pode prevenir doenças

Bactérias não são sempre vilãs na saúde das crianças, ao contrário, podem ajudar a prevenir doenças.

Em 1989, o epidemiologista britânico David Strachan se tornou o primeiro a sugerir que a exposição a infecções durante a infância ajudaria a prevenir alergias em outras fases da vida. A ideia ficou conhecida como “Hipótese da Higiene”.

Uma alergia é, na realidade, o nosso sistema imunológico entrando em pânico ao interpretar uma substância inofensiva como um enorme ataque.

Segundo Dorothy Matthews, biólogo do Russell Sage College, nos Estados Unidos, nosso corpo reage de maneira exagerada a micróbios benéficos porque nosso sistema imunológico “se esqueceu” de como conviver com eles.

Por isso, precisamos entender como a microbiota (conjunto de microrganismos que vivem em nosso corpo) pode ajudar a prevenir doenças.

Estudos realizados pela Universidade Duke (EUA) concluíram que limpeza em excesso na infância faz mal à saúde adulta por inibir ou interromper a produção e a ação de anticorpos do nosso organismo, alterando assim nossa imunidade natural.

Segundo os pesquisadores, crianças que lavam as mãos, a cada dois minutos, não entram em contato com a natureza por medo de alergias e se privam do contato com agentes externos, causadores de doenças, e por isso, teriam menos resistência à bactérias e vírus do que aquelas, cujas mães não fazem tanta questão de ver tudo sempre tão limpinho.

Os pesquisadores explicam que isto acontece porque nossa imunidade é construída na infância, a partir de estímulos externos e reações internas do organismo e que, quando esta relação de dependência é afetada de alguma maneira, não produzimos anticorpos suficientes para combater a doença e chegamos a vida adulta com mais chances de desenvolver quadros graves de alergias e baixa resistência.

O resultado é que como o organismo nunca entrou em contato com determinada doença, não sabe como reagir a ela. É como se o nosso cérebro e o nosso corpo não funcionassem diante daquele organismo estranho. Por isso, os médicos aconselham ponderação e bom senso na hora de educar as crianças.

Para eles, passeios no parque, andar descalço na areia e provar novos alimentos são atividades naturais e necessárias aos pequenos, e privá-los pode ser prejudicial no futuro.

Uma vida mais saudável pode ser incrementada com a exposição a animais domésticos e a micro-organismos inofensivos presentes na água, nos alimentos e na poeira.

Se a “hipótese da higiene” estiver correta, ele pode explicar o rápido aumento de casos de asma e alergias nos últimos 20 anos. É claro que há outras explicações, como o uso generalizado de água purificada, o abuso de antibióticos e mudanças em nosso ambiente, como o alto nível de poluição.

Por outro lado, cada vez que adoecemos, ficamos também mais fortes. As pessoas ultimamente querem uma solução farmacológica para qualquer pequeno incômodo. Mas, toda vez que fazem isso, torna o corpo mais frágil.

Usamos como fonte para esse artigo uma matéria em inglês no BBC Future e achamos muito interessante e importante para nossos pequenos.

Em nossa casa temos ambientes climatizados e externos, deixando as crianças livre para escolherem onde se sentem mais inspiradas para brincar. Você pode vir nos conhecer quando quiser, só agendar a visita clicando aqui embaixo!

Agendar visita